Home Data de criação : 07/03/13 Última atualização : 13/02/02 13:55 / 214 Artigos publicados

FAO PEDE QUE EUA SUSPENDA PRODUÇÃO DE ETANOL DE MILHO  escrito em sexta 17 agosto 2012 12:34

Blog de nevesrj :LEIA À VONTADE..., FAO PEDE QUE EUA SUSPENDA PRODUÇÃO DE ETANOL DE MILHO
Segundo organização, destinação do cereal para produção do biocombustível elevaria ainda mais preço dos alimentos
 
 
A seca que castiga os Estados Unidos e já uma das piores da história do país coloca em risco a produção de alimentos além de suas fronteiras. O milho e a soja são as culturas mais afetadas. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) prevê uma nova crise de alimentos, focada em países mais pobres, que tem o milho como base da alimentação. Por conta deste cenário, a FAO pediu que os norte-americanos suspendam imediatamente a produção de etanol a partir do cereal amarelo.
 
 
Em virtude da alta dos alimentos, a suspensão da produção do etanol reduziria a pressão sobre os preços do milho, já que maior quantidade da cultura seria destinada à alimentação. O secretário-geral da FAO, José Graziano da Silva, em entrevista ao Financial Times britânico, classificou como um "prejuízo gigantesco" o processamento de cerca de 40% da safra nacional em forma de bioetanol.
 
 
Alguns países do grupo G20, entre eles França, Índia e China, contestam a utilização do milho para transformaçãoem combustível. Juntamentecom esses países, o etanol também sofre pressão de ambientalistas, que argumentam que a produção de combustível reduz as terras utilizáveis para alimentação. A destruição de florestas seria um prejuízo a mais desse cultivo para fins energéticos.

 

 
Uma das bases de sustentação dos argumentos dos grupos que contestam a utilização do etanol foi a crise de alimentos em 2007/2008, quando a alta acentuada do preço do milho e trigo, entre outros alimentos, provocaram fome e distúrbios sociais em países pobres. Com as perspectivas atuais, segundo a organização humanitária Oxfam, os mais carentes podem sofrer conseqüências devastadoras. 
 
 
Dados divulgados pela FAO na semana passada indicam que após três meses de recuo, em julho os preços dos alimentos subiram, em média, 6%, com os cereais e o açúcar entre os mais afetados. Na Bolsa de Chicago, maior mercado para títulos financeiros sobre matérias primas, os preços dos cereais e sementes oleaginosas estão em ascensão há várias semanas. Além do clima adverso nos EUA, que teria valorizado o milho em 23% em julho, os prognósticos de má safra na Rússia, que elevaram o trigo em 19%, influenciou no resultado dos pregões.
 
BRASIL PODE COBRIR PARTE DA ESCASSEZ

 

Com o mau resultado das culturas dos alimentos básicos no exterior, o Brasil passa a ter oportunidade e a responsabilidade de solucionar parte do problema da oferta reduzida. Tal papel vem junto com o recorde na produção de grãos na a safra. 2011/2012. Estudo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), também divulgado na semana passada, aponta um crescimento de 1,9% em relação à safra 2010/2011 – quando a produção atingiu 162,8 milhões de toneladas – e significa 3,1 milhões de toneladas a mais no volume total. O milho teve alta de cerca de 70%, enquanto soja e arroz registraram queda.
 
 
Segundo o Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, “talvez venhamos a atingir os 170 milhões de toneladas ainda este ano. Isso é uma notícia extremamente boa. Essa é uma notícia que fortalece ainda mais o produtor brasileiro, fortalece aqueles que trabalham no campo, que produzem e mostra que o Brasil está cada vez mais caminhando para uma política agrícola com resultados objetivos para a produção”.

 

Ribeiro disse que em 2013 os resultados serão ainda melhores por conta de incentivos governamentais: “vamos ter um volume de recursos mais significativos ao médio produtor, vamos ter o plano nacional de armazenamento já funcionando, com várias situações já acontecendo e vamos ter a regionalização já atuando de forma incisiva em algumas regiões brasileiras”.
Compartilhar
1 Fan Ver todos os fãs >

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.211.231.221) para se identificar     


1 comentário(s)

  • guidode Qua 22 Ago 2012 00:27
    Boa noite com paz ,amor e muita paciência. Obrigado por ser meu amigo. Frase,,,, A fé ou o pensamento sem obras ou sem execução nada valem,são mortos. Beijos e abraços


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para nevesrj

Precisa estar conectado para adicionar nevesrj para os seus amigos

 
Criar um blog